Objetivos Gerais / Específicos


Bem vindo!

Aqui você encontra Informações; Oportunidades de negócios; Produtos; Serviços nas áreas ambiental, civil e imobiliária!

Agradecemos a visita!

Confira oportunidades de empregos em várias áreas e locais

PROJETE, CONSTRUA, REGULARIZE E DÊ MANUTENÇÃO EM SEU IMÓVEL...

PROJETE, CONSTRUA, REGULARIZE E DÊ MANUTENÇÃO EM SEU IMÓVEL...

Por menos poluição...

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ALÉM DO VERDE DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS DA FLORESTA...

Neilson Guimarães *

A origem da preocupação com a temática ambiental é datada de 1968 com relatos da Criação do Clube de Roma, formado por cientistas, economistas, políticos, chefes de estado e associações internacionais, todos preocupados em promover um crescimento econômico estável e sustentável da humanidade.

Em junho de 1972 em Estocolmo na Suécia, ocorreu pela primeira vez a nível mundial uma Conferência sobre o Ambiente Humano das Nações Unidas. A formalização do conceito Desenvolvimento Sustentável se deu pela primeira vez em 1987 por meio do Relatório Brundtland “Our Common Future”.

"Em um mundo globalizado, estamos todos interconectados. Os ricos estão vulneráveis às ameaças contra os pobres e os fortes, vulneráveis aos perigos que atingem os fracos".

Em 1992 no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), criou a Agenda 21, aprovou as Convenções sobre Alterações Climáticas, Diversidade Biológica, e a Declaração de Princípios sobre Florestas. A Agenda 21 é a mais ambiciosa tentativa de criação de um novo padrão para o desenvolvimento do século XXI.

Em 1993 a União Européia apresentou uma nova estratégia em matéria de ambiente e ações a serem tomadas para alcançar um desenvolvimento sustentável no V Programa Ação Ambiente da União Europeia. Em 27 de maio de 1994, em Aalborg, Dinamarca, aconteceu a Primeira Conferência sobre Cidades Europeias Sustentáveis, resultando na Carta de Aalborg.

No ano de 1997 em Quioto no Japão foi discutido, e ratificado em março de 1999, o Protocolo de Quioto, onde 55% dos países, que juntos produzem 55% das emissões, firmaram compromissos ambientais, o Protocolo entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois da ratificação da Rússia em Novembro de 2004. De 1997 a 2006 mais acontecimentos marcaram a temática ambiental, e, em 2007 pensou-se na criação de um sucessor do Protocolo de Quioto.



Em Portugal no mês de Julho de 2009, Gaia acolheu o Fórum Internacional do Condomínio da Terra, o evento pretendeu "organizar a vizinhança global, encarando o planeta como um verdadeiro condomínio", resultando na Declaração de Gaia, que implanta o Condomínio da Terra.

Ao longo das ultimas décadas, vários acontecimentos marcaram a evolução do conceito de Desenvolvimento Sustentável, a Sustentabilidade é, portanto, um conceito que abrange várias áreas, assentando essencialmente em um ponto de equilíbrio entre o crescimento econômico, equidade social e proteção ambiental.

É notório que o atual modelo econômico não comunga a ideologia de Sociedade Sustentável por necessitar de vítimas. Os recentes episódios de destruição ambiental evidenciam insustentabilidades que põem em risco a sustentabilidade da delicada trama da vida humana. Não poderemos esperar boas coisas para nosso planeta se continuarmos vivenciando e acatando episódios como a selvagem segregação de pessoas nos negócios de soma zero, ou seja, aquelas transações, em que, para que haja o vencedor, sempre o outro terá que perder, e na maioria dos casos perder até mesmo a dignidade e honra humana...




Ações de Sustentabilidade devem, além de tratar de preservações, centrarem-se impreterivelmente e com intensidade no equilíbrio social, na vertente do desenvolvimento socioeconômico, esse modelo de Desenvolvimento Sustentável, deve ser também um veículo de humanização da economia e, desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais mais legítimos possíveis, de forma igualitária e eficaz, esse modelo ideal de desenvolvimento indispensável à população, poderia então a partir de agora ser referenciado pela alcunha Desenvolvimento Humano Sustentável.

Vitória 03 de janeiro de 2014.


NOTAS:
 - Bacharel em Arquitetura e Urbanismo;
 - Especialista em Gestão e Educação Ambiental;
 - MBA em Gestão de Obras e Projetos;
 - Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho;
 - Pós Graduado em Gestão Empresarial;
- Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais com ênfase em Engenharia e Tecnologias Ambientais.
 - Membro do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória - COMDEVIT;
 - Membro do Conselho Regional de Meio Ambiente - CONREMA V;
 - Consultor Técnico associado à COOPTEC - Cooperativa de Trabalho em Tecnologia,        
   Educação e Gestão;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DECORE SEU IMÓVEL...

DECORE SEU IMÓVEL...

CONSULTORIA IMOBILIÁRIA ESPECIALIZADA - CONSULTE

CONSULTORIA IMOBILIÁRIA ESPECIALIZADA - CONSULTE
f434cf49-0ff8-4c46-9613-3931a0e29c5a